A REENCARNAÇÃO
A "reencarnação", doutrina fundada por Allan Kardec, ensina aos seus seguidores, um plano de salvação,através de sucessivas "reencarnações", nas quais, segundo eles, as pessoas, nascem, vivem, morrem e tornam a reencarnar em outros corpos, e assim, o espírito vai sendo aperfeiçoado, até alcançar a salvação, através de boas obras e caridades e até mesmo, passando por sofrimentos, o que eles chamam de karma.
Porém, vejamos através da bíblia,- a palavra de Deus,- a qual, é a sustentação de toda a verdade, se é verdadeira, ou falsa, esta doutrina.
Segundo o kardecismo, esta doutrina, está baseada em alguns textos da bíblia, os quais são:
Em Lucas 1.17, a bíblia nos diz, que João Batista, veio no espírito e virtude de Elias adiante do Senhor Jesus, preparando o seu caminho, ou seja, anunciando que ele, o Senhor Jesus, estava chegando após ele, para dar início a pregação do evangelho, ou do Reino de Deus. E, o que a bíblia está nos dizendo, e que é facilmente entendido por nós, é o que nós, muita das vezes, chamamos de: "força de expressão," é que, assim como Elias, apareceu nos tempos de Acabe, rei de Israel, conclamando o povo ao arrependimento, e a voltar-se para Deus, I Reis 17.1-ss assim também, o fazia João Batista, ou seja, assim como uma equipe esportiva entra em campo com o mesmo ânimo, ou seja, no mesmo espírito, o de jogar para vencer.
Na carta de Paulo aos Filipenses 1.27, está escrito assim: "Somente deveis portar-vos dignamente, conforme o evangelho de Cristo, para que quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós, que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo, pela fé do evangelho."
Vimos aí, que a palavra: "num mesmo espírito", é somente uma força de expressão, como a própria língua portuguesa diz.
Na carta aos Efésios 4.1 ss., o apóstolo Paulo, desperta a igreja, a viver numa só fé, a crerem num só Senhor, num só batismo, num só Deus e Pai, num só Espírito, e somente aí, a bíblia esta falando, não de uma reencarnação do Espírito Santo, mas, sim, na direção do mesmo, pois, somente ele, tem a sabedoria de Deus, para guiar a todos nós nos ensinos da sua palavra. I Co. 2.16
Certa vez, questionando com alguém, acerca da reencarnação, perguntei-lhe, até quantas vezes, um mesmo espírito, poderia reencarnar em outro corpo, e ele me disse, "que poderia ser até cem, ou, quantas vezes fossem necessárias", e aí então, eu lhe disse:Bem, se o senhor me diz, que os espíritas, ou, os kardecistas, creem
E ele, respondeu-me que sim, e então, eu lhe perguntei o seguinte: Então me responda uma coisa, que eu ainda não consegui entender, na doutrina do kardecismo: Em Apocalipse 20.11-15 diz assim:
"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e os céus, e não se achou lugar para eles, e vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros.
E abriu-se outro livro, que é o da vida . E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno, deram os mortos que neles havia, ; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo e enxofre . E aquele, cujo nome não foi achado escrito no livro da vida, esse foi lançado no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte."
_Então, disse eu ao kardecista:____Me responda o seguinte:_____Se como você mesmo disse, que um mesmo espírito, pode reencarnar em até cem pessoas , e todos os que aqui viveram, segundo a palavra de Deus, no Dia do Juízo Final, os espíritos destes, à uma ordem de Deus , ( João 5. 28-29) reencarnarão em seus corpos, estejam eles onde estiverem, como vimos acima, e todos, hão de comparecer diante do Trono de Deus para serem julgados, diga-me então, amigo: Como este único espírito, estará "reencarnado" em cem corpos diferentes, haja visto, que somos criados: espírito, alma e corpo, I Tess. 5.23, ou será, que 99 corpos comparecerão diante do Tribunal de Cristo, sem espírito?
Aí, o cidadão olhou-me espantado, e sem resposta disse-me:_____ "Me escute aqui, você está afim de me enrolar?"
E eu então, lhe respondi:_____Não meu amigo! Eu quero, na verdade, é te desenrolar, pois, enrolado, você está até o pescoço, nesta sua crendice, acerca da reencarnação, que é uma farsa diabólica para que você erre a única oportunidade de salvação, que é: crer no Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador. Saia desta arapuca meu querido! Será tarde para muitos, um dia, quando chegarem a conclusão, de que a oportunidade foi uma vez só, e foi pela graça, e não pelas nossas obras de justiça. Efésios 2. 8
Deixe-me dizer a você, que talvez, na ignorância, quanto a verdadeira interpretação do texto, esteja nesta cilada diabólica . Está escrito em Hebreus 9.27_____ "Porque está ordenado aos homens morrerem uma só vez vindo depois disso o Juízo".
_Deixe-me, esclarecer-te mais uma coisa que você ainda não entendeu: caso o espírito reencarnasse,, o mesmo não tornaria a nascer carnalmente? E então, veja que o Senhor Jesus disse à Nicodemos, que o "novo nascimento" era da água, que é a palavra de Deus, e do Espírito Santo, ou seja, o Espírito Santo nos revela a palavra de Deus, e pelo conhecimento da mesma, o caráter de Cristo vai sendo gerado em nós; pois, é isto o novo nascimento; ser uma nova criatura
E ainda, João, em seu evangelho 1.11-13 diz: "Veio para o que era seu,( Jesus veio para os judeus) e os seus não o receberam, mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais, não nasceram da vontade da carne, nem da vontade do varão, ( desejo sexual) e nem do sangue , mas, de Deus".
Deixe-me contar-lhe e tentar ilustrar-lhe, sem contudo, perder a essência da palavra de Deus, o texto, que caso você se ame e não queira se decepcionar com sua crença naquele Grande Dia, poderá lhe ajudar a se libertar desta armadilha diabólica, chamada "reencarnação."
O Senhor Jesus, em Lucas 16. 19-31, propõe a parábola do rico e Lázaro, dizendo;
"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia em chagas à porta daquele. E desejava alimentar-se das migalhas que caiam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas".
Dando aqui uma pausa vamos questionar o seguinte: Porquê, o Senhor Jesus sabia o nome do mendigo e não sabia o do homem rico?
E a resposta é simples; Deus, só sabe o nome daquele, que o tem escrito no livro da vida, e o rico, não o tinha, mas Lázaro, sim . Ap. 20.14
Continuando com o discurso, o Senhor Jesus diz : "E morreu o rico e foi sepultado..".
Não é difícil imaginar o que aconteceu na morte e no sepultamento do rico; muita gente chorando ( principalmente aqueles, para os quais ele não deixou nenhuma herança) muitas flores, banda de música, um caixão de finíssima qualidade, um orador eloquente, tentando enganar à Deus, com suas recomendações, como se Deus, se deixasse levar pelo seu discurso, pois, como veremos mais a frente, que o tal rico, nunca quis saber de Deus, mas, só depois, quando sentiu o calor do "maçarico," aí, ele lembrou-se de Deus.
Continuando, este, com certeza, teve um túmulo bem ornamentado, mas, foi só isso que ele levou da vida.
Vejamos agora, o que aconteceu com Lázaro, na continuação da parábola, quando, o Senhor Jesus, diz :
"Morreu também Lázaro ..."
Lázaro, com certeza, não teve nenhuma pompa em sua morte, e até, muito pelo contrário, talvez que, quando o ‘mandão’ daquele lugar, soube do seu falecimento, tenha dado a ordem:
"Façam um buraco lá perto dele, e nem toquem no mesmo, para não se contaminarem, joguem-no para dentro e terra em cima dele, e fim de papo!"
Lázaro, não teve nenhuma honraria do homem, porém, vejamos o que disse o Senhor Jesus a respeito do mesmo: "Morreu também, Lázaro, e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão".
Lázaro, apesar de não ter recebido nenhuma honraria dos homens, contudo, Deus preparou para ele, um cortejo de anjos!
E vejam agora, o desenrolar da estória, ou, da parábola. Ao chegar no Hades, ou no inferno, que é lugar de tormento, o rico viu a Lázaro no Paraíso, ou, no seio de Abraão, e agora, totalmente transformado; seus dedos, suas mãos e suas orelhas, não estavam mais carcomidas pela lepra; e sabem porque? Porque como disse Paulo
"Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos mas, todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta.
Porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.Porque é necessário, que este corpo corruptível, se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal, se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível, se revestir da incorruptibilidade, e isso que é mortal, se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á, a palavra que está escrita : "Tragada foi a morte na vitória".
E isso, foi o que o que acontecera com Lázaro; já estava num corpo transformado, e ainda, não estava mais vestido com suas velhas roupas, impregnadas de secreções, pois, em Ap. 6.11 está escrito:
"Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes foi dito, que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que também se completasse, o número dos seus conservos, e de seus irmãos,que haviam ser mortos como eles foram".
O rico então, vendo-se no sofrimento do inferno, disse ao Pai Abraão : "Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda que Lázaro molhe a ponta do seu dedo na água, e venha refrescar-me a língua, pois estou atormentado nesta chama".
Disse, porém, Abraão: "Filho, lembra-te, de que recebestes os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente foi atormentado, por isso, agora, ele é consolado, e você atormentado. E além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte, que os que quiserem passar daqui para vós, não podem, nem tampouco, os que estão de lá, podem passar para nós".
Meditemos o seguinte: Caso fosse verdadeira a doutrina da reencarnação, e ainda, a do purgatório, que, segundo os dogmas do catolicismo, as pessoas passam pelo mesmo, até se purificarem, passando depois então, para o céu, porém , sem nenhuma base bíblica, e em Ap. 22.18-19 está escrito que, se alguém acrescentar ou tirar qualquer palavra da profecia deste Livro, sobre ele viria as pragas nele contidas e ainda, a sua parte, seria tirada da árvore da vida. E digamos então, que o rico não tivesse vivido de acordo com a palavra de Deus, e precisasse se aperfeiçoar, o Pai Abraão lhe teria dito, que o mesmo teria que reencarnar outras vezes, ou então, passar pelo "purgatório", até que chegasse à perfeição, mas você vê amigo, que não foi isso o que aconteceu; o que ele teria que ter feito, é o que o Pai Abraão lhe disse, quando ele pediu que este ressuscitasse um morto, e o mandasse à casa de seu pai, para servir de testemunho aos seus pais e aos seus irmãos, para que eles também, não viessem para aquele lugar de tormento, e a palavra do Pai Abraão, foi: _____"Eles já tem lá Moisés e os profetas; ouçam-nos". Ou seja, tem lá os meus servos, os profetas, os pregadores da minha palavra, que eles ouçam-nos. E, como o rico insistisse na mesma teimosia, que muitos continuam ainda hoje, que é: criar outras formas de salvação, e rejeitam a única forma, que é crer no Senhor Jesus, como o seu único e suficiente Salvador, o Pai Abraão, foi determinante, dizendo : "Se não creem em meus servos, e nem na minha Palavra, tampouco crerão, ainda que um morto ressuscite, e vá ter com eles."
Caro amigo, antes de você, talvez, ficar aborrecido comigo, achando que o que eu quero, é tão somente menosprezar a suOutra contradição do kardecismo, é que, se segundo os seus ensinamentos, o espírito precisa reencarnar outras vezes, para ser aperfeiçoado, como se explica, Elias, que chegou a estatura de varão perfeito, pois, não fosse assim, este, jamais teria sido arrebatado vivo para os céus, - II Rs.2.11 -,e então, porque o espírito deste, teve, que reencarnar em João Batista, para ser aperfeiçoado?
E ainda, se a palavra de Deus, nos diz, que quando o espírito sai do corpo, este morre, logo, se é verdadeira, esta tese do kardecismo, logo, o corpo de Elias ficou morto lá nos céus?
E, quando João Batista foi degolado, o seu espírito voltou para Elias, ressuscitando-o nos céus?
E no Dia da ressurreição, em que corpo este espírito estará? No de Elias, ou no de João Batista?
Caro amigo, antes de você, ficar aborrecido comigo, achando que o que eu quero, é tão somente menosprezar a sua forma de fé, considere, que tudo o que aqui foi dito, é com base na palavra de Deus, e portanto, verdadeiro, e por isso, para a sua própria felicidade :
Leia a Bíblia Sagrada, e peça ao Espírito Santo, que ilumine os olhos do seu entendimento, Ef. 1,18
e que Deus te abençoe, em o nome de Jesus!
Pr. Nivaldo C. Filho