Segundo a bíblia, a humanidade se divide espiritualmente em dois tipos de animais: os limpos e domesticados, e os imundos e selvagens. São várias as passagens, em que a bíblia aborda essas comparações, e em Lv. 11.1 ss. existe uma listagem dos mesmos, e que os adventistas do 7º dia, interpretam no sentido literal , ou seja, no sentido de alimentação, porém, vejamos isso, também, no sentido espiritual.
O Senhor Jesus avisou aos discípulos sobre os falsos crentes, dizendo: " Acautelai-vos dos falsos profetas, que vem até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." Mt. 7.15
Os falsos profetas, são comparados aos lobos com perucas de ovelhas, que no entanto, são identificados pelas suas digitais, ou seja, pelos rastros que deixam por onde passam, pois, o Senhor Jesus disse, que pelos seus frutos os conheceríamos. Paulo, ao despedir-se da igreja de Efeso, advertiu aos irmãos, dizendo: " Porque sei isto, que, depois da minha partida, se introduzirão no vosso meio, "lobos crueis" que não perdoarão o rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas para atrairem os discípulos após si." At. 20. 29-30 Estes tais, são os que estão por aí, não pregando o evangelho do arrependimento, pois esse, poucos querem, mas sim o "evangelho da prosperidade", e esse, muitos querem, e aí, por interesse apenas no dinheiro das pessoas, esses tais, pervertem a palavra de Deus, levando milhares à um sofrimento eterno, e indo também com eles, pois, como disse Paulo à Timóteo, seu filho na fé: " O homem fraudulento, vai de mal para pior, enganando, e sendo enganado". II Tm. 3.13
Rastro de ovelha é diferente do rastro de lobo; é como que uma impressão digital, uma, diferente da outra.
Em Mateus 3.7 João Batista disse aos escribas e fariseus que vinham ao seu batismo: " Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzí, pois, frutos dígnos de arrependimento e não presumais de vós mesmos dizendo: "Temos por pai a Abraão, porque eu vos digo que até mesmo dessas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão."
Por que motivo, João Batista chamava de víboras, aos escribas e fariseus que vinham para serem batizados por ele?
Porque na verdade, assim como o Senhor nos compara com os animais, entendemos que, na verdade nós podemos ser: animais selvagens e indomáveis, quando não aprendemos nada, ou animais domesticados, quando aprendemos com o Senhor; e foi isto que o Senhor Jesus quis dizer em Mt. 11.28: " Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração..."
Jugo, é uma peça de madeira que se coloca sobre o pescoço de dois animais adestrados para que estes trabalhem juntos, e quando um animal não está acostumado a usar o jugo, este, é colocado ao lado de outro que já esteja, e assim, aquele aprende com este, e então, voltando ao porquê de João Batista chamar o povo de raça de víboras, é porque, a víbora, é um animal peçonhento que jamais aprende a obedecer, e assim era o povo de Israel; apesar de terem todo o conhecimento da vontade de Deus através dos seus ensinamentos, contudo jamais aprendiam nada, ou seja, eram tipos animais selvagens e indomáveis. A víbora, só teme o fogo, e por isso talvez, quando João Batista dizia que a árvore infrutífera seria cortada e lançada no fogo , estes, temeram e foram procurar a Deus aparentando arrependimento, para fugirem do fogo vindouro. A víbora, o máximo que se consegue fazer com ela, é o encantamento através da música; as igrejas, estão cheias de pessoas assim também, que se emocionam e entram até em extase através dos louvores, mas, aprender mesmo, ou ser domesticado pela palavra de Deus, neca.
Em Mt. 13. 47-49 na parábola da rede, o Senhor diz|: "Semelhantemente, o evangelho é como uma rede que é lançada ao mar e que apanha a todas as espécies de peixes, e quando chegam à praia separam os bons dentre os maus e os bons colocam nos cestos, os ruíns porém, lançam fora."
Nesta ilustração, o Senhor compara a todos nós como peixes de todas as espécies que estão dentro da rede, simbolizando o evangelho. Eu não sei o que eu era quando cai nesta "rede maravilhosa", se era um baiacú venenoso, uma arraia mijona que não presta pra se comer, ou um ouriço marinho, ou outro peixe imprestável qualquer, mas, estou me esforçando para ser pelo menos uma sardinha, para que no Dia do Juízo Final, não tenha a tristeza que muitos terão ao serem separados e lançados a perder, porque até lá, tudo o que está na rede é peixe, e por isso, Paulo nos aconselha a não nos conformarmos com este mundo, mas que nos transformemos pela renovação do nosso entendimento, ou seja, que nos transformemos em um peixe nobre, a medida em que o nosso conhecimento na palavra de Deus vai aumentando. Rm. 12.2
E isso é possível, pois, como nos diz a palavra: " Porque não me envergonho do evangelho de Jesus Cristo, porque é o poder de Deus para salvação de todo o que crê, primeiro do judeu, e também do grego." Rm.1.16
Lute também por isso meu amado, pois valerá a pena!
Em II Pd. 2.20-22, nos diz o texto, que: "Aqueles que, após receberem o conhecimento da palavra de Deus, e continuam na mesma vida de pecado, acompanhando o mundo com as suas impiedades, estes, se assemelham ao cão, que após vomitar aquilo que lhe fazia mal, volta a comer o seu próprio vômito, e igual a porca, que após ser lavada, volta a revolver-se no seu lamaçal, pois, é disso que ela gosta, ou seja, a pessoa entra para o evangelho, porém, continua nas mesmas práticas antigas, pensando que agora, a mesma está liberada para o pecado.
É! Muita gente ainda não entendeu, ou faz que não entendeu a palavra de Deus! Mas, vejam o que a palavra de Deus diz a respeito desses em Ap. 22.15 : "Ficarão de fora os cães e os feiticeiros e o que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira."
A recomendação de Paulo aos irmãos de Filipos foi: " Guardái-vos dos cães, guardái-vos dos maus obreiros, guardái-vos da circuncisão..."
O próprio Senhor Jesus, possui cinco tipologias, ou, semelhanças de animais, sendo três em Ez. 1.10 e uma em Ap.5.6, e a de uma serpente no livro de Nm. 21.9. Em Ez. 1.10 um dos rostos dos animais viventes, prefigurando o Senhor Jesus nos evangelhos , era o rosto de leão, que sendo o rei dos animais, aponta para o Senhor Jesus no evangelho de Mt. 2.11, onde ele é presenteado como Rei, pelos reis magos; seus algozes, ainda que ironicamente, tiveram que confessar: "Salve Jesus, o Rei dos judeus" cap.27.29, e foi escrito por Pilatos, uma epígrafe, e colocada sobre a sua cabeça, dizendo: "Este é Jesus, o Rei dos judeus". cap.27.37
Na segunda prefiguração, o rosto dos animais viventes era o de um boi, apontando para o evangelho de Marcos, no qual, o Senhor Jesus é apresentado como: " O servo do Senhor" no qual, o Senhor Jesus não tem genealogia, mas é apresentado todo o tempo fazendo a obra do Senhor, e como o boi, nasceu, viveu e morreu a serviço do homem.
E o terceiro rosto dos animais viventes, era semelhante a uma águia, o qual, aponta para o evangelho de João, onde, o Senhor Jesus é representado como a águia, a ave que voa mais alto, e é nele que o Senhor Jesus diz: " Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está nos céus." João 3.13
E a tipologia da serpente de metal no livro de Nm. 21.8-10, onde os israelitas pecaram contra o Senhor e este, enviou serpentes ardentes que mordiam o povo, e então, o Senhor disse à Moisés: "Faze uma serpente de metal e põe-na sobre uma haste, e há de ser que todo aquele que for picado por uma serpente e olhar para a serpente de metal viverá."
O Senhor Jesus disse em Jo. 3.14: " E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado para que todo aquele que nele crer não pereça mas, tenha a vida etérna."
E esta tipologia, cumpriu-se no Senhor Jesus, quando ele na cruz fez-se maldito por causa dos nossos pecados, assim como a serpente foi amaldiçoada por Deus no Jardim do Éden, Gn.3.14 para que nós, picados um dia pela serpente-Satanás-, e sermos envenenados pelo pecado, ao olharmos para o Senhor Jesus recebessemos vida, e vida com abundância. Aleluias!
E a quinta semelhança de Cristo com outro animal, é a de um cordeiro, o qual, desde Abraão, vem sido representado como aquele que substituiu Isaque no sacrifício, Gn. 22.13 , foi profetizado por Isaias, Is. 53.6, apontado por João Batista como: O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, João 1.29 e que foi o unico capaz de abrir o Livro da vida. Ap. 5.6 v
Em At. 10. 12 ss o apóstolo Pedro teve uma visão, ou um arrebatamento de sentidos, no qual, viu um lençol que descia do céu, atado pelas quatro pontas, no qual, havia de todos os animais quadrúpedes, aves e répteis da terra, e foi lhe dirigida uma voz dizendo: Pedro, levanta-te, mata e come”.
E mais uma vez, Pedro, não compreendeu a voz do Senhor, e disse: De modo nenhum Senhor, pois jamais comi coisa alguma comum e imunda. E o Senhor lhe disse: "Não chames tu comum ou imundo o que Deus purificou."
E só depois, Pedro compreendeu que aqueles animais, não eram no sentido literal, mas sim, no sentido espiritual, os mesmos, representando a família de Cornélio e seus criados, os quais, eram gentios, e portanto, considerados pelos hebreus como animais imundos, os quais, não gozavam dos privilégios da aliança de Deus com Abraão, senão, quando estes aceitavam os tratados de Abraão, e entre eles, principalmente, a circuncisão; era o chamado: "proselitismo". Vamos meditar sobre o significado do lençol atado pelas quatro pontas. O lençol, creio que, assim como o Senhor Jesus disse em Mt. 13.47, que o evangelho, é semelhante a uma rede que é lançada ao mar, e que apanha todas as espécies de peixes, como antes comentamos, assim também, naquele lençol, estavam de todos os tipos de animais, à semelhança da arca de Noé, na qual, havia de todas as espécies de animais, e que é uma tipologia da nossa salvação na arca, que representa Cristo. E mais uma tese de que o lençol representava o evangelho, é que, assim como são quatro evangelhos, no lençol haviam quatro nós. Mas vamos ainda meditar, o porque da palavra dita à Pedro: "Pedro, levanta-te.."
Dá-nos a entender, que esta palavra, era porque talvez, os discípulos, a começar por Pedro, estavam como que: "o crente com três 's" ; salvos, sentados e satisfeitos, ou seja, para eles, já estava de bom tamanho a vinda do Senhor Jesus, a salvação de alguns em Jerusalém, e que se danassem a Judeia, Samaria e os confins da Terra. Eles já estavam dizendo: Maranata! Ora vem Senhor Jesus! E tanto é verdade isso, que foi preciso se levantar a grande perseguição contra a igreja, para que esta se dispersasse, e levasse o evangelho aos outros povos. At. 8. ss. daí, era preciso que Pedro se levantasse espiritualmente e caminhasse.
E o que queria dizer o Senhor com a palavra: mata ?
Matar, talvez seja porque, quando alguém se converte ao evangelho, este, na verdade, morre para o mundo e passa a viver para Deus. Rm. 8.10 e era preciso que Pedro se 'levantasse' e fosse até a casa de Cornélio pregar as boas novas de salvação, ou seja matar a família de Cornélio para o mundo e ressuscitá-los para Deus.
E quanto a comer, o que será que o Senhor está querendo dizer com isto? Eu entendo, que a palavra :comer, está nos dizendo que Israel, um dia, simbolizado por uma figueira, como também uma videira, Mc. 13.28, Is. 5. 1-ss, sendo estas árvores, frutíferas, que alimenta as pessoas, assim também, Israel, foi estabelecido na terra para ser espiritualmente alimento para as nações, fracassando no entanto neste propósito de Deus. Em Mc. 11.13, está escrito que o Senhor Jesus, certa vez, viu uma figueira, e foi procurar nela frutos e não encontrou nela senão folhas, e ele indignado, disse à figueira, amaldiçoando-a: " Nunca mais alguém coma fruto de ti."
E diz o texto, que imediatamente a figueira secou-se.
Eu entendo que ali, o Senhor Jesus estava indignado com a figueira, vendo nela a semelhança de Israel, o qual, estava cheio de folhas, que num estudo exegético e hermenêutico, simboliza a palavra de Deus, ou ainda, as nossas palavras, porém, de frutos mesmo, nada. Para que esta comparação possa ser melhor compreendida pelos irmãos, vamos expor alguns exemplos sobre o assunto. No salmo 1.1-3, o salmista nos diz que : "O varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes tem o seu prazer na Lei do Senhor, e na sua Lei medita de dia e de noite, será como a árvore frutífera, plantada junto à ribeiros de águas, e que dá o seu fruto na estação própria, cujas folhas não caem e tudo quanto fizer prosperará."
O que o salmista está querendo dizer, é que: quando o homem é temente a Deus e procura viver nos seus mandamentos, ( nos ribeiros de águas- a palavra de Deus) este, produz o fruto do Espírito Santo na ocasião certa. E quanto as folhas que não caem, estas, simbolizam as nossas palavras, as quais, o Senhor tem prazer em cumpri-las. Josué ordenou e o Sol e a Lua, ou permitam-me os irmãos a correção, mas o milagre foi ainda maior, pois pela lei da física caso a Terra pare, nós seremos arremessados longe por causa da lei da inércia, porém, foi o Grande Criador e Dominador de todas as coisas, que para não deixar que as palavras de seu servo Josué ( as folhas da árvore) caíssem por terra, parou o movimento de rotação da Terra, - cerca de 1750 kmh.- , se não me engano. E assim também, as palavras de Moisés, Elias, Eliseu, Davi e outros. Mas, voltando ao assunto proposto, onde falávamos de Cornélio e sua família agora servirem de alimento para Pedro, nos dá a entender, que Pedro, ali, estava representando o povo israelita, do qual, foi tirado este privilégio, de alimentar as nações do mundo, tal qual a figueira infrutífera e amaldiçoada, e este privilégio agora estava sendo confiado aos gentios, ou seja, aos animais imundos, rejeitados pelos judeus, porém, agora, santificados e purificados pelo Senhor; a família de Cornélio, onde eu entendo, que teve início a igreja dos gentios, que por sua vez, levou ciumes ao coração da igreja dos apóstolos. At. 11.1-ss
E ainda, vamos entender o que quer dizer a palavra: comer, ou alimentar-se espiritualmente falando. Quando o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos, ao reencontrar-se com Pedro na praia da Galileia, lhe perguntou: "Simão, filho de Jonas, tu me amas mais que estes?" Pedro, respondeu: ___ "Sim, Senhor; tu sabes que eu te amo."___ Jesus então lhe disse: " Apascenta os meus cordeiros."___ E perguntou-lhe segunda vez: "Simão, filho de Jonas, tu me amas?"___ Disse Pedro: "Sim Senhor, tu sabes que eu te amo."___ Jesus tornou a dizer-lhe:__"_Apascenta as minhas ovelhas."____ Tornou a dizer o Senhor:___ "Simão, filho de Jonas, tu me amas?"___ Simão entristeceu-se por ter lhe dito terceira vez: tu me amas e disse-lhe:___ "Senhor, tu sabes de todas as coisas, tu sabes que eu te amo."___ Jesus lhe disse terceira vez: ___ "Apascenta as minhas ovelhas."
Apascentar, na verdade, quer dizer: alimentar as ovelhas, enquanto que, no sentido espiritual, esta alimentação é no sentido de ensinar a palavra de Deus. Quantas vezes, estamos nos sentindo fracos espiritualmente, e ao ouvirmos uma mensagem na direção e na unção do Espírito Santo, como que, a semelhança de quando estamos fracos fisicamente por falta de alimentação, e ao nos alimentarmos ficamos restabelecidos, assim também, digo, ao ouvirmos a mensagem da palavra de Deus, nos sentimos fortalecidos, entendemos então, que estes animais, dos quais eu devo me alimentar espiritualmente, na verdade são pessoas, das quais eu devo me alimentar através das suas palavras, seus conselhos, e até mesmos seus exemplos de vida me servem como alimento espiritual, pois, as mesmas, se identificam com a palavra de Deus.
Vamos então, ao estudo proposto sobre os animais limpos e os animais imundos, dos quais, eu, ou nós, devemos, ou não devemos nos alimentar espiritualmente. E o texto do cap. 11 de Lv. começa assim: E falou o Senhor a Moisés e a Arão dizendo lhes: "Falai aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais que comereis de todos os animais que há sobre a terra: Todos os que tem as unhas fendidas e a fenda das unhas se divide em duas, e remói entre os animais, aquilo comereis."
As pessoas, das quais eu devo me alimentar espiritualmente, devem ter estas duas características espirituais; mas, o que representam estas duas características espiritualmente falando? As unhas fendidas em duas, é a características do boi, da corça do alce do veado da cabra e etc... que representa firmeza espiritual, pois, estes , são animais que não precisam de usar ferradura, pois, as suas unhas divididas em duas ao fincarem-se no chão, lhes dão firmeza não deixando-os escorregar e caírem. Isto, nos fala sobre o que Paulo, nos recomenda em I Co. 15.58 : Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor.
E a bíblia, sempre nos recomenda duas coisas que são: arrepender-se e converter-se, crer e ser batizado, jejum e oração, autoridade e poder, a fé e as obras.
E o remoer, nos fala sobre a característica destes animais, em mastigar constantemente, o que nos aponta para o servo de Deus, que vive todo o tempo, à semelhança destes animais, meditando na sua palavra, ou seja, mastigando ou remoendo. É o que o salmista nos diz no Sl. 1.1-2 que : Bem aventurado é o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na Lei do Senhor e na sua Lei medita de dia e de noite. (remói)
Eu só ficarei bem alimentado espiritualmente, se aquele que me alimentar, ou me ensinar ou me aconselhar, espiritualmente, tiver estas características espirituais.
Agora, o Senhor cita dois tipos de animais, dos quais eu não devo me alimentar.:
Destes, porém, não comereis dos que remoem, ou dos que tem as unhas fendidas: o camelo, que remói mas não tem as unhas fendidas este vos será imundo.
O camelo remói; é o tipo da pessoa, que medita, ou tem o conhecimento da palavra de Deus, haja visto, que o camelo, é considerado um depósito de água ambulante, -símbolo da palavra de Deus- porém, o mesmo não tem as unhas fendidas em duas- firmeza-. É aquele indivíduo, que conhece a palavra de Deus, mas não tem firmeza espiritual; cai pra levantar e se levanta pra cair. Deste indivíduo, eu não devo me alimentar.
Agora, no v. 5e 6 o Senhor fala sobre o coelho e a lebre que remoem, porém,não tem as unhas fendidas em duas. Qual será a característica destes dois? O coelho e a lebre, não tem uma alimentação definida, ora comem hortaliças, ora carne ou outra coisa qualquer contanto que estejam roçando os dentes.
São aqueles indivíduos, que não se importam com o que estão se alimentando ; Paulo, escrevendo aos Gálatas, os acusou de terem começado no Espírito, e terminado na carne. O coelho, e a lebre, representam o indivíduo hipócrita, que fala segundo o momento em que está vivendo, ou seja, não tem opinião formada. E eu creio, que foi por isso, que Satanás, como sempre querendo ridicularizar a Cristo, criou a ' páscoa encantada, que quer dizer, páscoa enfeitiçada, pois, encanto,quer dizer: feitiço; e nesta páscoa, foi colocado o coelho, como substituto de Cristo, que é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, num propósito de, como sempre, ridicularizar as ordenanças instituídas por Deus. E como ele é o pai da mentira, esta "páscoa" tem duas : coelho não bota ovo, e muito menos ovo de chocolate. E algumas igrejas, tem cooperado com esta mentira.
Agora, o Senhor fala sobre o porco, que ´é o inverso do coelho e da lebre, pois, este tem as unhas fendidas em duas, porém, não remói, e come de tudo, ou seja, não tem dieta. O porco, se identifica com muitos que estão firmes nas igrejas, os quais, não dão o menor trabalho para os seus pastores e líderes, pois estão sempre firmes, ( as unhas fendidas em duas) porém, os mesmos, não tem dieta espiritual, ou seja, comem de tudo; se alimentam de tudo o que é mundano, das novelas imorais, dos filmes pornográficos, assistem até desfiles de carnaval sentem mais prazer em verem o seus times serem campeões, do que na obra de Deus e etc...; é mesmo a semelhança do porco, que come tudo o que é lavagem.
O porco, ainda tem uma característica, que é o fato de o mesmo não se afetado por nenhuma picada de cobra, ou outro animal peçonhento, pois, a sua camada gordurosa, a qual não possui circulação sanguínea, não permite a penetração do veneno em seu organismo; e ainda, a serpente que atacar um porco, corre o risco de ser devorada por ele. É o tipo do indivíduo, que o pecado pra ele já não tem nenhuma importância, ou seja, não sente nenhum repúdio pelo mesmo. Destes, além de não poder me alimentar dos mesmos, não devo sequer tocar no seu cadáver. O que será que quer dizer isto?
Significa que: estes tipos de pessoas, que aparentemente estão vivas por estarem constantes na casa de Deus, estão mortos espiritualmente- conf. Ap. 3.1b – tu tens nome de que vives, e estás morto.
E tocar em seus cadáveres, significa que, com estas pessoas, eu não devo ter nem contato, para que além de me contaminar, eu não seja também participante das suas obras. Conf . II Jo. v.10-11.
Diz um ditado popular : quem se mistura com porco, farelo come.
Uma coisa interessante, é que, assim como a carne do porco é altamente contagiosa, e não tem nenhum poder nutritivo, a mesma, é tremendamente apreciada. Isto, nos aponta o fato destes indivíduos, que apesar de não terem nada para a nossa alimentação espiritual, contudo, os seus discursos são agradáveis aos ouvidos das pessoas; é o que Paulo, despertando a Timóteo, disse: "Pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá o tempo em que não sofrerão a sã doutrina , mas, tendo comichão nos ouvidos,amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências, e desviarão os ouvidos da verdade voltando às fábulas."
Agora, o Senhor nos fala sobre dois tipos de peixes: Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares e nos rios, aquilo comereis. Mas tudo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo réptil das águas, e toda alma vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação. Os primeiros peixes citados, os que tem barbatanas e escamas, nos fala do tipo de pessoas, que a semelhança das barbatanas, ou nadadeiras, são aqueles que sabem aonde querem chegar, pois os peixes com barbatanas, como sabemos, à semelhança do salmão, quando chega a época da desova, estes, sobem os rios, enfrentando todas as correntezas, cachoeiras e todos os obstáculos, até chegarem ao local da desova. Assim também, eu devo me alimentar de irmãos, que tem a semelhança destes; dos que tem o céu como objetivo, e não se deixam serem vencidos por nenhuma luta ou dificuldade. É como disse Paulo, que após perder todos os privilégios do farisaísmo, escreveu:" Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que eu também pudesse confiar na carne, se algum outro cuida que pode confiar na carne( a confiança que os judeus tinham no fato de serem descendentes de Abraão e serem circuncidados)muito mais eu.
E Paulo começa a citar todas as suas prerrogativas do farisaísmo dizendo: Fui circuncidado ao oitavo dia, sou da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus, segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo que há na lei, fui perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, ou seja, segundo as exigências que há na lei, fui irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, as quais considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus, pela fé; para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação das suas aflições, sendo feito conforme a sua morte; para ver, se de alguma maneira, eu possa chegar a ressurreição dos mortos. Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o qual fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado, ou que já seja perfeito, mas, uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Esta, pois, é a característica do crente que espiritualmente tem barbatanas espirituais, ou seja, daquele que sabe aonde quer chegar, que vence os obstáculos, que supera todas as dificuldades.
E agora, a segunda característica espiritual são as escamas. Estas, nos fala sobre o indivíduo ou o crente, que é como nos recomendou Paulo em Ef. 6.10 : No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda armadura de Deus para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os vossos pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda a perseverança e súplica por todos os santos...
O cascudo, em época de estiagem, quando seca-se o seu lago, ou rio, este, sai dando saltos em terra seca até que consiga, ou morra tentando chegar a alguma água, e creio que o que o ajuda são as suas escamas grossas ou seja, o seu revestimento.
O crente revestido é assim, jamais desiste nas adversidades!
Deste tipo de crente, eu devo me alimentar.
Vejamos agora, os peixes sem barbatanas e sem escamas. Estes, primeiramente, por não terem barbatanas, ou nadadeiras, são aqueles que se acomodam no fundo dos rios, lagos e mares em seus lamaçais; são do tipo: o mussúm , a moreia e outros.
Estes, tem a semelhança dos indivíduos, que ao invés de buscarem as águas limpas, ou seja, aquilo que é bom, que edifica que nos fortalece, preferem se acomodar aos lamaçais do mundo. Paulo, porém, nos aconselha o seguinte: ...e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento. Rm. 12.2
E ainda, Paulo, escrevendo aos Cl. 3.1diz: Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima e não as que são da terra.
As coisa que são de cima, são as águas da superfície, as coisas celestiais, enquanto que as das terra, são os charcos de lamaçais do mundo. E a ausência de escamas, nos fala sobre o indivíduo sem as armaduras de Deus, que tudo o entristece, tudo o magoa, que muita das vezes, deixa até de caminhar por causa de qualquer problema.
Destes, eu também não devo me alimentar!
E agora, o Senhor fala sobre algumas aves de rapina, começando pela águia e vejamos as suas espécies e as suas características. A característica do quebrantosso é a de que como diz o seu nome, que na verdade quer dizer: quebra-osso, pois, isto é porque quando a mesma apanha uma presa, após devorar toda a sua carne, ela levanta voo com a ossada da sua vítima e após subir a uma grande altura, deixa a ossada cair sobre a rocha para quebrá-la toda, e então ela pousa para comer o tutano dos ossos. Outra espécie interessante, é o milhano, que ao contrário das outras águias, ao invés de abater antes as suas vítimas para depois devorá-las, este, as fere e depois, vai devorando-as ainda vivas. Estas duas espécies, aponta para aquele, indivíduo sem misericórdia que seja contra quem for leva a questão ou a contenda até as ultimas consequências, não se importando com o dano de quem quer que seja, contanto que ele saia na vantagem. Destes, disse João: "E esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do malígno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? porque as sua obras eram más, e a de seu irmão, justas. Meus irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos aborrece. Nos sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos; quem não ama o seu irmão, permanece na morte. qualquer que aborrece ao seu irmão é homicida . E vós bem sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna."
E agora, vem o abutre, aquele que mesmo chegando após o "banquete" ainda dá as suas bicadas nos restos mortais da carniça. Este, aponta para o indivíduo, que ao saber que alguém não simpático à ele, sofreu qualquer dano através de alguém, se gloria acerca do fato, e acrescenta ainda mais o sofrimento áquele seu algóz, isto é: ele não é um predador que abate a sua vítima, porém, está pronto a consumar o "tiro de misericórdia" naquele que ele não gosta.
Continua aguardem.